domingo, 19 de maio de 2019

Menopausa precoce - A partir de quantos anos é normal parar de menstruar?

Todos nós ouvimos sobre a mudança e associá-la com envelhecer, não mais ser capaz de ter filhos, e nunca ter que se preocupar com um período novamente (lado bom). Mas para algumas mulheres, a menopausa acontece muito mais cedo do que seria de esperar, pegando-as completamente de surpresa e descarrilando planos para uma família em crescimento.


A idade média de uma mulher na menopausa é de 51 anos. A perimenopausa, ou o período de declínio natural nas hormônios reprodutivas, geralmente começa nos 40 anos de uma mulher, mas pode acontecer em meados dos 30, também. Está marcado por sintomas como um ciclo menstrual irregular e aqueles sinais quentes. Chegaste oficialmente à menopausa depois de não teres período durante 12 meses seguidos.

Algumas mulheres, no entanto, chegam à menopausa antes mesmo de completar 40 anos. Isto é referido como menopausa prematura ou precoce, e é preemptado por falha ovárica prematura (FPO), uma condição em que os ovários de uma mulher deixar de trabalhar antes de completar 40 anos.

Cerca de 1 por cento das mulheres são afetadas pela FPO. Para algumas dessas mulheres, a FPO pode se desenvolver tão cedo quanto sua adolescência, e para outras, acontece em seus 20 ou 30 anos.


O que causa a menopausa precoce?


A menopausa precoce pode acontecer sozinha ou ser causada por certos tratamentos médicos, embora muitas vezes a causa seja desconhecida. Defeitos cromossômicos, como a síndrome de Turner, podem afetar a formação do ovário e fazer alguém experimentar a menopausa muito precoce. Uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque equivocadamente os ovários é outra causa potencial, como é a genética. Tratamentos de câncer como quimioterapia e radioterapia pode danificar os ovários e causar FPO.

Algumas mulheres podem achar que uma parte de sua função ovárica retorna naturalmente ao longo do tempo, enquanto outras simplesmente podem continuar na menopausa. As mulheres que se submetem a uma cirurgia para remover os ovários—como Angelina Jolie, que escolheu ter seus ovários e tubos falópicos removidos, juntamente com a realização de uma mastectomia dupla depois de saber que ela teve a mutação BRCA1—vai experimentar a menopausa imediatamente após.

Nenhum comentário:

Postar um comentário