terça-feira, 12 de janeiro de 2021

A importância da vacinação no Brasil para crianças e bebês. Saiba mais

Você quer fazer o que é melhor para seus filhos. Você sabe da importância de cadeiras para colocar no carro, portões para bebê e outras formas de mantê-los seguros. Mas, você sabia que uma das melhores maneiras de proteger seus filhos é garantir que eles tenham todas as suas vacinas de bebê

As imunizações podem salvar a vida de seu filho. Devido aos avanços da ciência médica, seu filho pode ser protegido contra mais doenças do que nunca. Algumas doenças que uma vez feriram ou mataram milhares de crianças, foram completamente eliminadas e outras estão próximas da extinção - principalmente devido às vacinas seguras e eficazes. 

A pólio é um exemplo do grande impacto que as vacinas têm tido no Brasil. A pólio já foi a doença mais temida em nosso país, causando morte e paralisia em todo o país, mas hoje, graças à vacinação, não há relatos de poliomielite em nossas terras.


A vacinação é muito segura e eficaz. As vacinas só são dadas às crianças após uma longa e cuidadosa revisão por cientistas, médicos e profissionais da saúde. As vacinas envolvem algum desconforto e podem causar dor, vermelhidão ou sensibilidade no local da injeção, mas isto é mínimo em comparação com a dor, desconforto e trauma das doenças que estas vacinas previnem. 

Os efeitos colaterais graves após a vacinação, tais como reação alérgica severa, são muito raros. Os benefícios da prevenção da doença ao obter vacinas são muito maiores do que os possíveis efeitos colaterais para quase todas as crianças.

A imunização protege outras pessoas com as quais você se preocupa.  As crianças no Brasil contraem doenças evitáveis por vacinação, principalmente pelo movimento antivacina. De fato, temos visto ressurgimento de sarampo e tosse convulsa (coqueluche) nos últimos anos. 

Desde 2010, houve entre 10.000 e 50.000 casos de tosse convulsa a cada ano no Brasil e cerca de 10 a 20 bebês, muitos dos quais eram muito jovens para serem totalmente vacinados, morreram a cada ano. Enquanto alguns bebês são muito jovens para serem protegidos pela vacinação, outros podem não ser capazes de receber certas vacinas devido a alergias graves, sistemas imunológicos enfraquecidos por condições como leucemia, ou outros motivos. 

Para ajudar a mantê-los seguros, é importante que você e seus filhos que são capazes de serem vacinados sejam totalmente imunizados. Isto não só protege sua família, mas também ajuda a prevenir a propagação destas doenças para seus amigos e entes queridos.

As imunizações podem poupar tempo e dinheiro para sua família. Uma criança com uma doença evitável através de vacinação pode ser impedida de frequentar escolas ou creches. Algumas doenças evitáveis por vacinação podem resultar em deficiências prolongadas e podem ter um custo financeiro por causa do tempo perdido no trabalho, contas médicas ou assistência a longo prazo a deficientes. Em contraste, ser vacinado contra essas doenças é um bom investimento e normalmente é coberto pelo seguro. 

O programa Vacinas para Crianças do SUS é um programa financiado pelo governo federal que fornece vacinas sem custo para crianças de famílias de baixa renda. Basta ir até ao postinho mais próximo e pronto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário